terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Pedra filosofal

Segunda-feira num acesso de tosse acordei
fazia dias que não olhava para fora
nunca fui disso mas estava arquejando
e escutei uns risinhos muito discretinhos 
espiei pela janela e dois adolescentes passaram
com as lanternas dos celulares
por detrás do bloco vizinho
logo voltaram com uma pedra enorme
e o garoto magrinho e efeminado, uma gracinha
começou a arremessar a pedra com toda a força
um completo brutamontes 
em direção ao chão e eu fiquei perplexa 
queria saber por que estavam fazendo isso 
àquela altura da noite
a cada pancada na pedra, mais risinhos 
eu também passei a rir e quase me engasguei 
em outro acesso de tosse mas não queria tossir
e perder meu disfarce atrás das cortinas 
quando conseguiram produzir algumas rachaduras
com o martelo, o garoto criava faíscas e a garota tinha medo
porque uma nesga daquela pedra voou em seus olhos
pude escutar então põe seus óculos 
como se fosse uma ideia genial 
melhor riscar os óculos que a retina 
e eles ficaram até próximo da meia-noite nesse trabalho
sem hora extra e insalubridade
era a primeira lua cheia do ano
e eles quebraram a pedra 
como mineradores experientes
lasca por lasca em batidinhas cuidadosas 
vez em quando conferiam se não havia ninguém nas janelas 
eu que sou muito esperta 
troquei de janela três vezes
para não constranger 
nem eles nem a pedra impávida
contra a luz da lixeira coletiva 
tomava forma de sonhos e aventuras
acreditavam, decerto, que tinham encontrado naquele jardim
cheio de sapos uma jazida desconhecida
da mais preciosa gema - aquela energizada
de juventude eterna

Nenhum comentário:

Postar um comentário