terça-feira, 8 de dezembro de 2009

diálogo (entre)aberto

Regras e tradições regem o mundo. Conservadorismo nos âmbitos que precisam, e modernidade para os outros. É estranho como hoje em dia, algumas pessoas querem viver no século passado (ou antes ainda). Talvez o que eu tenha não seja pena, mas sim preocupação. É aquela questão de "seleção natural". Quem se adaptar melhor, sobrevive no meio. E vos pergunto como se adaptar de forma atrasada numa sociedade moderna? É paradoxal isso.
Ainda assim existe. Por mais que as dificuldades de convivencia sejam visíveis, não admitem a modernidade. E conservam todos aqueles métodos antigos de organização. Seja em casa, no trabalho, com os filhos e entre amigos.
Os filhos é que sofrem com pensamentos retrógrados dos pais. Toda aquela estrutura familiar, baseada em direitos e deveres dos filhos, sem nenhuma abertura, nem que seja para conversa, dificulta, por assim dizer, a vida. Acho que todo pai tem um pouco disso. Ainda que sejam "liberais". Sempre vai haver aquela hierarquia de poder. Como diz o 5° mandamento: "honrarás pai e mae", mas isso não quer dizer ser total submisso. Acho que agora temos que ter a cabeça mais aberta à debate com os pais, tanto quanto ter o direito de falar o que acha ou o que não está te agradando.
Não adianta também ser "rebelde". Rebeldia tem limite, e, por muitas vezes, não tem fundamento. Logo, não tem o resultado esperado. É sempre bom se colocar um pouco no lugar dos nossos pais. Afinal, sempre há uma intenção de ser "o melhor para você".

=*

3 comentários:

  1. "Você me diz que seus pais não te entendem, mas você não entende seus pais".

    ou ainda:


    "é você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem (...) minha dor é perceber que apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmo e vivemos como nossos pais".

    =D

    ResponderExcluir
  2. Pior que vai ser sempre assim. Em Pais e Filhos, um livro do século XIX, Turguêniev traduz com maestria o choque de gerações que vivia-se naquele período.
    Talvez por isso o livro seja tão atual...
    Os filhos tratando os pais como se eles de nada soubessem, e os pais a tratar os filhos como se estes estivessem faltando com a tradição/educação.

    E aí, a gente fala: 'vou fazer diferente com meus filhos...'. Será?

    Continua assim, Maíra. Adoro tua perspicácia.
    :*

    ResponderExcluir